Comendas Cruz do Mérito da AMB destacam contribuições de magistrados à Justiça brasileira
Homenagens entregues no XXV CBM celebram a trajetória de juízes e juízas no associativismo


Magistrados de todo o Brasil foram homenageados com a Comenda Cruz do Mérito da Magistratura, entregue durante o XXV Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM). A honraria reconhece a dedicação e o compromisso dessas lideranças com o fortalecimento da Justiça e com o movimento associativo da magistratura nacional.
Durante a solenidade, a pensionista Maria Marta Saliba Oliveira emocionou o público ao recordar o pioneirismo da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) na inclusão das pensionistas em suas atividades.


Ela lembrou que, em 1990, sob a gestão do magistrado Francisco de Paula Xavier Neto, as pensionistas da Amapar passaram a se reunir regularmente, sendo o departamento do Paraná o primeiro do País com essa finalidade. A iniciativa inspirou, posteriormente, a criação da diretoria de pensionistas na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), também na gestão de Francisco de Paula Xavier Neto na entidade nacional (1992-1993).
“As pensionistas, representadas por mim, estão extasiadas com a possibilidade efetivada de inscreverem sua existência e luta na história da magistratura nacional. Foi um triunfo o reconhecimento da entidade Departamento de Pensionistas nas associações estaduais. Para mim, é uma felicidade imensa ver isso acontecer”, afirmou Maria Marta.
O juiz Danniel Gustavo Bomfim Araujo da Silva, diretor de Assuntos Legislativos da AMB, também agradeceu a homenagem:
“Recebo a honraria com humildade e gratidão. Para mim, é motivo de muito orgulho. Penso que, para todos nós do movimento associativo, essa comenda representa muito mais do que uma distinção pessoal: é o reconhecimento de uma trajetória dedicada à Justiça, ao serviço público e aos valores que sustentam o Estado Democrático de Direito. Significa que o trabalho realizado, muitas vezes árduo e nem sempre visível, foi observado e valorizado por aqueles que compreendem a importância da missão da magistratura. Embora recebida individualmente, essa honraria reflete também o apoio de equipes, colegas, familiares e todos que contribuíram para essa jornada.”
A juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, presidente da Amapi, também se manifestou com emoção ao receber a comenda:
“Recebo esta comenda com o coração cheio de gratidão. Este reconhecimento da AMB é um estímulo e uma homenagem que divido com todos os colegas magistrados e magistradas do Piauí, que a AMAPI tem a honra de representar. Esta distinção nos fortalece e nos inspira a seguir juntos(as), com coragem e esperança.”
Entre os agraciados também estão:
Juiz Anderson Furlan Freire da Silva
Juiz Artur Cortez Bonifácio
Juiz Bruno José Perusso
Juiz Carlos Alberto Martins Filho
Juíza Caroline Santos Lima
Juiz Cristiano Vilhalba Flores
Juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli
Juiz Hélio Pinheiro Pinto
Desembargador Jucimar Novochadlo
Juiz José Hercy Ponte de Alencar
Juiz Lizandro Garcia Gomes Filho
Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza
Juiz Marco Adriano Ramos Fonseca
Juíza Nartir Dantas Weber
Juíza Olívia Maria Alves Ribeiro
Desembargador Paulo Adib Casseb
Juíza Rosimere das Graças do Couto