Foz do Iguaçu (PR) vai sediar a próxima edição do Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM)

Além de definir local do CBM, reunião do Conselho Executivo da AMB fez balanço dos últimos avanços da luta associativa

Henrique Bolgue (Ascom/AMB)

5/16/2024

O Conselho Executivo da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) definiu a cidade de Foz do Iguaçu (PR) como a sede do 25º Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM), o qual será realizado em 2025.

O Secretário da AMB e Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos, agradeceu o apoio dos Magistrados presentes após apresentar um vídeo sobre a cidade.

“Foz do Iguaçu é uma cidade com experiência na realização de grandes eventos. Juntos conseguiremos realizar um proveitoso Congresso em que debateremos os temas mais atuais da Magistratura. Estamos muito felizes em sediar esse grande encontro da Justiça brasileira”, disse o Presidente da Amapar.

Assista ao vídeo de apresentação da candidatura de Foz do Iguaçu.

O Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM) reúne especialistas de todo o Brasil para discutir ética, independência e a valorização da Magistratura. A última edição ocorreu em 2022, em Salvador (BA).

CLIQUE AQUI para acessar a apresentação da candidatura em PDF.

Conquistas

A reunião do Conselho Executivo foi realizada nesta quinta-feira (16), na cidade de Campo Grande. No encontro, o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, fez um balanço positivo das últimas conquistas da Magistratura e pediu a união dos associados em prol da carreira.

“As conquistas são resultado de um esforço conjunto de todos os associados. O trabalho de articulação junto ao Conselho Nacional de Justiça e ao Congresso Nacional tem sido constante e precisamos ampliar esse apoio para fortalecer a AMB e a própria Magistratura”, disse.

O Presidente da entidade destacou a proximidade com o atual Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, como um dos trunfos da atual gestão. Ele citou a recente colaboração da AMB durante a Cúpula de Presidentes de Supremas Cortes Constitucionais dos Membros do G20, no Rio de Janeiro.

Uma das principais deliberações da reunião do Conselho foi a definição de ampliar a campanha de auxílio para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, o Conselho também apresentou as últimas informações sobre a organização do 8º Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), marcado para novembro deste ano, em São Paulo.

Gestão descentralizada

Este é o segundo ciclo de reuniões estatutárias de 2024. Em fevereiro, os encontros ocorreram em Foz do Iguaçu, seguindo a diretriz de descentralização da AMB.

A Presidente da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), Mariel Cavalin dos Santos, elogiou a iniciativa da Diretoria da AMB em reunir-se presencialmente com os Magistrados do estado.

“É um momento muito importante para nossa associação, uma interação de instituições que promovem a concretização do diálogo institucional para fortalecer a Magistratura. Desejo que todas as reuniões sejam muito produtivas”, concluiu.

O Presidente do TJ-MS, Desembargador Sérgio Fernandes Martins, participou da reunião.